PACOTÃO SURPRESA


Beth Michel – Artista por gosto,

Cabofriense por opção,

blogueira e escrevinhadora por desgosto



Depois de passar 6 inqualificáveis anos no poder, Marcos “dá Raiva” Mendes se decide a anunciar um Pacotão de Obras com 26 itens, a maioria deles é “surpresa”. E os que estão revelados na verdade são fruto de pactos firmados entre a municipalidade e os governos Estadual e Federal, muitos deles cujas verbas já foram liberadas, como as 2 (duas) unidades de ensino infantil (leia-se creches) e o restaurante popular, estando os repasses já publicados no Site de Transparência do Governo Federal.

Em uma das primeiras postagens deste Blog eu cobrava - “só para chatear”- 50 (cinqüenta) promessas não cumpridas, o que foi reproduzido em vários blogs da cidade. Então hipoteticamente com este Pacotão o prefeito mais cassado daqui e de alhures estaria – em teoria pelo menos; disposto a “cumprir” a metade+uma destas promessas. Na verdade são muito mais, se computarmos também aquilo que ele destruiu ou inviabilizou.

Imagino que ele faça as contas de sua dívida com a população com base na “contabilidade” eleitoral, que exige a metade mais 1 (dos votos válidos) para que se considere que ganhou o páreo por maioria absoluta. Mas nós- povo - sabemos da maneira mais dolorida que não é nenhum pouco assim. E a prova disto está no índice de rejeição deste desgoverno que varia (dependendo da fonte da pesquisa) entre 73% até 85%, ou seja, o anuncio do Pacotão, não convenceu nem aos próprios “marquinistas” de carteirinha.

Mas vamos tentar ser pragmáticos e imaginar que de fato haja intenção do executivo em levar a cabo as, ainda misteriosas, obras do tal pacotão – antes das eleições era um “pacotinho bom prá cacete” lembram?Particularmente detesto bancar a boazinha, mas vou fazer um esforço! E propor alguns questionamentos justos e em teoria fáceis se serem respondidos:

1. Seria uma boa prova das boas intenções se todos os 26 itens fossem listados e dados a público. Por que isto não feito?

2. É de se esperar que as tais obras requeiram editais prévios para licitação - qualquer gasto da Prefeitura que exceda R$ 80.000,00 (oitenta mil reais); pois afinal são 2(dois) BILHÕES de reais que este governo “economizou” até agora para aplicar em beneficio da cidade. Por que não há noticias de que tais editais foram publicados?

3. Se os editais de licitação já foram publicados (não estão no site da prefeitura, e no site da Câmara o link para licitações está desabilitado) ou ainda serão publicados, haverá tempo hábil para as licitações e execução das obras antes do prazo determinado pela justiça eleitoral?

4. Algum destes itens já foi discutido pelas comissões da Câmara de Vereadores e posto em votação? Quantos, quando e quais são eles?

O povo de Cabo Frio quer respostas! E enquanto elas não forem dadas saibam e anotem aí:

Meus/minhas “senhores/as”, nem adianta fazer beicinho, mandar recadinho, dar conselhinho, fazer ameacinha, mandar convitinho para cafezinho, nem conversinha, nem ofensinha dos seus contratadinhos ou manobrinhas dos seus fantasminhas... Comigo não rola! Vou continuar cobrando e divulgando VERDADES inteiras e comprováveis - e doa a quem doer. Se eu sou seletiva com meus amigos, sou ainda mais com meus inimigos, e os/as “senhores/as” não têm estatura moral, nem para serem meus/minhas inimigos/as. Já lhes disse em outras oportunidades e repito: eu ajo e penso com o cérebro e não com o fígado ou com os intestinos.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

0 comentários: