RODOVIA DA MORTE
















Muitas rodovias deste país já foram chamadas assim. A nossa realidade também é muito dura. A Rodovia Amaral Peixoto, entre São Pedro da Aldeia e o Trevo de Rio das Ostras tem sido a nossa Rodovia da Morte. São inúmeros os acidentes. No trecho de Tamoios, então, a coisa está vergonhosa, especialmente porque a prefeitura permite a construção de várias entradas e saídas da pista lateral para a rodovia. Cada ponto deste é um ponto de colisão de grande risco, reclamam, sempre, os Policiais do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRV).
E aconteceu mais uma vez neste dia 6 de setembro de 2010: uma colisão entre um Celta com placa de Cabo Frio e uma moto onde estava um casal conhecido de muitos no Unamar. A mulher, que estava na garupa, morreu no local e o marido socorrido.
A mulher, segundo contaram testemunhas, trabalhava no Hospital de Tamoios.
Quantas vidas mais serão necessárias sacrificar para que os governos Estadual (responsável pela rodovia) e o municipal, pelo controle do trânsito tomem providencias e que se evite mais mortes e mais feridos.
A RJ 106, batizada assim pelo DER-RJ, tem algumas fiscalizações eletrônicas que só servem para atacar nosso bolso.
Não se vê um único guarda de trânsito ou guarda municipal em qualquer ponto da rodovia, principalmente nas proximidades das escolas. Podemos contar pelo menos quatro públicas e duas particulares, onde necessariamente os alunos precisam atravessar a rodovia sem qualquer ajuda.
Não há sinais de trânsito, não há faixas de travessia de pedestres, não há placas de limite de velocidade, não há placas chamando atenção para escolas, não há placas chamando atenção para travessia de pedestre. Não há nenhuma organização nesse sentido.
Dia desses observei que as crianças da Escola Alita Maria do Vale, no km 128, são auxiliadas por uma zeladora da escola. Ali, naquele ponto, onde há uma fiscalização eletrônica, uma criança, aluna da escola e sua mãe, morreram atropeladas.
Vamos ter uma UPA em Tamoios.
Seja bem vinda para socorrer não só as vítimas do trânsito, mas também as vítimas da prefeitura, completamente omissa no sistema de saúde do 2º Distrito.
Estamos vendo a pavimentação da pista lateral da Amaral Peixoto, realizada pelo DER-RJ. Provavelmente teremos muito mais acidentes.
Já que o governador Sérgio Cabral resolveu olhar para este lugar esquecido, esta Terra de Malboro, o velho oeste, seria sugestivo que trouxesse na bagagem para anunciar na inauguração politica da UPA (com toda certeza, antes das eleições de 3 de outubro), soluções para o abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, policiamento para acabar com o crescimento acelerado das quadrilhas de tráfico de drogas, trabalho para os jovens e chefes de família, transporte decente, escolas, professores para dar aula e de quebra, talvez, um prefeito que saiba o que é administração pública e não esse que só pensa naquilo.

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